Salvador tem 4mil bolsas em 96 cursos pelo Prouni

Salvador tem 4mil bolsas em 96 cursos pelo Prouni

0
Inscrições para o Prouni começam hoje; Salvador tem 4.059 bolsas em 96 cursos

A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, pelo site do Prouni, com os dados do cadastro do Enem

Começam nesta terça-feira (7) as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo a alunos de baixa renda em universidades privadas. Os interessados têm até as 23h59 desta sexta-feira (horário de Brasília) para se candidatar no processo seletivo do segundo semestre. São 125.442 bolsas disponíveis em todo o país.

Em Salvador, são 4.059 vagas em 96 cursos de diversas instituições. No primeiro semestre deste ano, o Prouni ofereceu,  em toda a Bahia, 8.270 bolsas em instituições superiores. Dessas, 3.989 foram integrais e 4.281 parciais. No segundo semestre do ano passado, foram ofertadas 9.334 bolsas no estado.

(Foto: Divulgação)

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês. Os cursos de administração, com 12.500 vagas, direito, 8.561, e pedagogia, 7.139, são os que oferecem mais vagas. Além disso, os cursos de engenharia somados têm 14.410 vagas.

O número de bolsas é 8,1% naior em relação às 116 mil ofertadas no segundo semestre do ano passado. No entanto, é a primeira vez desde 2008 que o número de bolsas parciais supera as bolsas integrais. Podem se inscrever os estudantes que fizeram o Enem 2015 e conseguiram, pelo menos, 450 pontos na média das notas, sem ter zerado a redação.

É preciso ser egresso do ensino médio em escola pública ou bolsista da rede particular. Estudantes com deficiência e professores em exercício na rede pública de ensino também podem participar.

A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, pelo site do Prouni (http://siteprouni.mec.gov.br), com os dados do cadastro do Enem (mesmos login e senha). Para concorrer às bolsas integrais, o participante deve comprovar renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já para as bolsas parciais (50%), a renda deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Professores não precisam comprovar renda.

Os participantes podem escolher duas opções de curso entre as disponíveis e indicar a ordem de preferência. Serão realizadas duas chamadas.

Prazos
O resultado da primeira será no próximo dia 13. O prazo para comprovar os dados e realizar a matrícula vai até o dia 20 deste mês. No dia 27, sai o resultado da segunda chamada, e os estudantes têm até 1º de julho para se matricular.

Quem não for selecionado nas chamadas regulares tem o prazo de 8 a 11 de julho para se candidatar à lista de espera. Ao ser chamados, os pré-selecionados têm de comparecer às instituições de ensino e apresentar os documentos comprovando os dados da inscrição (documento de identificação do candidato e dos familiares, comprovante de residência, comprovante de rendimento do grupo familiar e comprovante de ensino médio completo).

Victor Santiago, 18 anos, fez o Enem 2015 e quer cursar Design Gráfico na Universidade Salvador (Unifacs). Nesta edição, estão disponíveis quatro vagas para o curso pretendido. “Lá é particular e seria difícil pagar. O Prouni facilita a entrada na faculdade, mas tem muita concorrência também. Mesmo assim, vou me inscrever”.

Fonte: Correio
Foto: Reprodução

Sem cometários

Resposta

1 × dois =