Neusa Cadore denuncia situação da saúde em Cruz das Almas. NA Assembleia Legislativa da Bahia

0
436

Na sessão desta quinta-feira, 05 de março, a deputada Neusa Cadore levou para a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia a questão da saúde no município de Cruz das Almas. A parlamentar ainda manifestou solidariedade com as mães e familiares dos 5 bebês que morreram na cidade após as mães darem entrada no Hospital Municipal (IPER), na semana do carnaval e na semana subseqüente.

“Quero manifestar preocupação e indignação. A forma como o gestor local (Cruz das Almas) está tratando a saúde vai contra aquilo que a gente vê no Brasil. Não se tem notícia de que haja por parte do gestor a preocupação que o fato merece”, afirmou a parlamentar que junto com o vereador Osvaldo da Paz e o ex-prefeito de Cruz das Almas, Orlando Peixoto acompanha a situação da saúde em Cruz.

Segundo a deputada, no mês de janeiro e fevereiro, os postos de saúde do município ficaram fechados. “É ali, no posto de saúde que se fortalece a atenção básica, o cuidado com a gestante, o cuidado com o acompanhamento das crianças, o cumprimento das agendas de vacinações e a educação sanitária tão importante como prevenção e garantia que o índice de mortalidade seja cada vez menor”, argumentou a parlamentar.

Fundamentada em dados, Neusa apresentou o cenário brasileiro da mortalidade infantil. “Nós somos, hoje, um país que reduziu nos últimos 22 anos, 75% da mortalidade infantil. Isso é uma questão importantíssima, sob o ponto de vista humanitário, sob o ponto de vistas das políticas públicas, e nós sabemos que isso não caiu do céu. A redução da mortalidade infantil se deve a preocupação com o novo modelo de projeto de saúde. O Bolsa Família colaborou muito para que isso acontecesse, a universalização da atenção básica da saúde colabora  bastante, o programa rede cegonha também vem nesta direção. Infelizmente,  a gente vê o importante município de Cruz das Almas , cidade universitária, na contra-mão desta história”, destacou Neusa.

No final da fala, a parlamentar anunciou que no dia 10 de março, participará de uma audiência com o secretário estadual de saúde para cobrar uma intervenção e acompanhamento. “A questão preocupante ocorrida em Cruz das Almas se revela no mínino um descaso muito grande com o atendimento não só de Cruz, mas de toda a região, já que o município tem esta responsabilidade no sistema público de saúde”, concluiu a deputada.

Ascom Neusa Cadore

Foto: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here