LOJISTAS BAIANOS ANTECIPAM LIQUIDAÇÕES POR CAUSA DA QUEDA NAS VENDAS EM 2014

0
504

O varejo baiano está fazendo liquidações muito antes do período previsto que, tradicionalmente, ocorre após o Carnaval, para poder desorvar os estoques que não forma vendidos em 2014.

O problema é que o consumidor sumiu das lojas em 2014 por conta da inflação e dos juros em alta e confiança do consumidor nunca esteve tão baixa. E a Copa do Mundo ajudou a espantar os consumidores.

Já as vendas no Natal foram fracas e os órgãos ligados ao comércio na Bahia indicam uma queda de 1% em relação ao Natal do ano passado. Por isso, para buscar desovar os estoques os lojistas anteciparam as liquidações.

A expectativa é que no primeiro semestre de 2015 as vendas no varejo sejam ruins na Bahia e no Brasil.Segundo reportagem do jornal Estado de São Paulo, o movimento de consumidores nas lojas de todo país em 2014 aumentou  apenas 3,7% em relação a 2013, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.

Foi a menor taxa de expansão dos consumidores nas lojas em 11 anos.

As primeiras informações mostram que a tendência a queda deve persistir ao menos no primeiro trimestre de 2015. Segundo reportagem do Estado de São Paulo, pesquisa realizada em dezembro com 500 pessoas pelo Programa de Administração do Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA)em parceria com a Felisoni Consultores Associados, mostrou que apenas 49,6% dos paulistanos pretendem ir às compras no primeiro trimestre.  A intenção de consumo é a menor em 8 anos e igual à registrada entre janeiro e março de 2014.

Desempenho mais fraco que o atual para um primeiro trimestre só tinha sido alcançado em 2007, quando apenas 45,2% dos entrevistados planejavam consumir entre janeiro e março.

Uma das maiores quedas na intenção de gasto neste ano ocorre nos produtos da linha branca (geladeira, fogão e lavadora) e o maior recuo na intenção de compra aparece nos eletroeletrônicos.

Bahia Econômica
Foto: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × um =