BAHIA CRESCE MENOS E GERA MENOS EMPREGOS QUE OUTROS ESTADOS DO NORDESTE EM 2014

0
344

 

Embora tenha crescido mais que o PIB do Brasil,  o PIB da Bahia foi o que menos cresceu entre os principais estados do Nordeste no primeiro semestre de 2014. Enquanto o PIB dos estado de Pernambuco e Ceará cresceu 3,5%, o da Bahia teve um incremento de apenas 1,6%.

Em todos os estados se verifica um crescimento exponencial da agricultura, já que a comparação é feita com uma base deprimida,  pois 2013 foi um ano de forte seca na região Nordeste.

O PIB da indústria baiana teve o pior desempenho no Nordeste, com queda de 0,8%, mas este resultado embute o PIB da construção civil e da indústria extrativa, que cresceram.

Se for contabilizado apenas a indústria de transformação baiana a queda foi de -5,5% no primeiro semestre de 2014. Já a indústria em Pernambuco, que é mais diversificada que a baiana, embora muito menor, apresenta crescimento em 2014.

Também em relação à expansão do emprego formal, com carteira assinada, a Bahia apresentou uma expansão de apenas 2.0%, no primeiro semestre de 2014, inferior ao incremento verificado no Nordeste, de 3,3% e no Brasil de 2,3%, ficando em penúltimo lugar entre os estados nordestinos, abaixo apenas de Alagoas.

Em relação ao Comércio Varejista dos estados do Nordeste, a Bahia apresentou um crescimento médio de 2,2% no primeiro semestre do ano, o segundo pior da região, atrás apenas do Piauí.

Os dados foram consolidados pela CEPLAN – Consultoria Econômica e Planejamento, instituição pernambucana comandada pela economista Tânia Bacelar, com informações fornecidas na Bahia pela Superintêncencia de Estudos econômicos e Sociai – SEI.

Fonte: Bahia Economica
Foto: Divulgação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here